Alguma vez você já se perguntou se o dinheiro poderia te trazer felicidade? Até pode, mas na maioria das vezes não trará.
Quem estaria mais feliz ao final de um ano?
Alguém que ganhou na loteria ou alguém que se tornou paraplégico após um acidente?
Reflita:
O dinheiro em si não traz felicidade, o que traz felicidade, é o que ele compra(viagens, lazer, saúde, carros, casas, etc.) ou a própria sensação de comprar (viciados em compras, os oniomaníacos, liberam o hormônio do prazer ao fazer compras)
O dinheiro + o desenvolvimento de um país são usados para medir a felicidade de seus cidadãos, e normalmente países com maior desenvolvimento possuem pessoas mais felizes e satisfeitas.O desenvolvimento de um país proporciona melhor infraestrutura, mais liberdade, mais escolhas para os cidadãos, mais segurança, entre outros. Então o que traz a felicidade? Dinheiro ou desenvolvimento?
No Japão a renda média aumentou cinco vezes e eles conseguiram comprar mais eletrônicos, eletrodomésticos e a proporção de carros por família subiu de 1% para 60%, porém o quanto felizes eles eram não mudou (mesmo após o aumento dos bens materiais).Então dinheiro não traz felicidade, este é o paradoxo de Esterlin. A University of Massashusets fez entrevistas com ganhadores da loteria e vítimas de acidentes que se tornaram paraplégicas e se constatou que os ganhadores da loteria ficaram mais felizes imediatamente, assim como as vítimas ficaram tristes imediatamente, mas, ao longo do tempo as emoções foram se normalizando e após 1 ano eles voltaram ao nível de felicidade, ou seja, temos um nível de felicidades para o qual tendemos a voltar.
Primeiramente nos sentimos felizes com as viagens e os carros que o dinheiro nos fornece, mas depois de um período de tempo nos habituamos com isso e acaba virando rotina e o mesmo acontece com as vítimas dos acidentes, as limitações causam tristeza, mas após um período de tempo nos habituamos e isso se torna rotina.
Quando fazemos uma escolha ou estamos presos a uma situação passamos a ver os pontos positivos ou os que justificam nossa situação.
Uma pesquisa de Tom Gilivich diz que dinheiro traz mais felicidade quando compramos experiências (como viagens) do que quando compramos bens materiais (com o qual nos acostumamos).
Quando você é pobre você precisa de mais coisas como dinheiro, comida e infraestrutura portanto apenas 1 real pode trazer bem-estar e felicidade, mas quando você é rico, mil reais a mais não fazem a mínima diferença pois quanto maior a renda da família maior serão as expectativas e os desejos o que gerará insatisfação.
Felicidade vem do fator social e não da renda, como prova uma pesquisa que diz que dobrar o salário traz o mesmo nível de felicidade do que um trabalho social, doar para caridade, fazer parte de um grupo com o qual nos identificamos e ter amigos com quem falamos regularmente.Outro fator que teve o mesmo ou um maior impacto que o aumento de renda foi estar saudável.
Como diz um provérbio chinês "A felicidade está no caminho e não no destino"
me fez repensar muitas coisas...
ResponderExcluirExcelente texto ! Nos trás profundas reflexões sobre o que realmente importa nessa vida...
ResponderExcluirBelo texto, demonstra os reais valores do dinheiro e como ele realmente pode fazer com que a pessoa se sinta feliz.
ResponderExcluirÓtimo trabalho, atualmente as pessoas se deixam levar somente pelo dinheiro, e não olham para o que realmente importa... Parabéns!! =D7
ResponderExcluirmuito bem escrito, nos mostra o verdadeiro valor do dinheiro.
ResponderExcluirMuito bom. Concordo com seu posicionamento, as pessoas deveriam repensar no momento de fazer usas escolhas pensando no dinheiro e não no que realmente importa, como a família, os amigos e os momentos especiais vividos com cada pessoa considerada importante!
ResponderExcluirMuito bom seu texto. Gostei bastante do seu posicionamento, um assunto bem difícil de discutir, mas bem representado no seu texto. Parabéns- Roberta
ResponderExcluirtrabalho bem feito, muito bom!
ResponderExcluirÓtimo trabalho, gostei e me fez pensar de uma forma mais aberta sobre o assunto.
ResponderExcluirEstá de parabéns!!
Muito bom , muito bem citado quando diz que o dinheiro traz felicidade apenas materiais. Ótima pesquisa!
ResponderExcluirisso e muito bom para refletir
ResponderExcluirIsso me fez pensar muito sobre o verdadeiro valor da vida!
ResponderExcluir-Tabatha
Bom, esse texto diz muitas coisas para aqueles que acham que dinheiro traz felicidade.Se as pessoas tivessem paciência para ler e ver o que o dinheiro traz realmente, saberia que o dinheiro só traz ganancia.~Gabriela Teixeira
ResponderExcluirótimo o trabalho. me fez refletir em várias coisas, realmente dinheiro não traz felicidade e sim os momentos proporcionados ao longo da vida. -julia
ResponderExcluirtrabalho muito bem feito, gostei de mais me fez pensar que dinheiro nao é tudo
ResponderExcluirMuito bem feito essa pesquisa, me fez refletir muito sobre o dinheiro, sobre a felicidade. Gostei muito da pesquisa e do blog, foi muito bem feitinho.
ResponderExcluirLetícia Oliveira
Muito bem ,gostei muito da pesquisa ,concordei porque muitas pessoas que sao ricas nao sao felizes
ResponderExcluirGabriel Gomes
Gostei muito desse texto, pois falar apenas verdades e me fez refletir sobre certos assuntos. E explica que nao e o dinheiro que tras a felicidade e sim a sensacao de comprar ou a experiencia de viagens com ele.
ResponderExcluirAss: Lucas C.
Muito legal essa pesquisa e, me fez refletir que podemos ser felizes com o pouco que temos. Victor Ferracini
ResponderExcluirGostei bastante, pois tem muitas pessoas felizes que n tem dinheiro e muitas q tem dinheiro e n são felizes.Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirLuccas T
Pesquisa muito bem feita, me fez refletir e pensar de uma maneira diferente sobre o dinheiro e a felicidade. Muito legal este blog - Rodrigo Ferreira
ResponderExcluirgostei da pesquisa, me fez pensar que a vida não é só dinheiro andre monteiro
ResponderExcluirUma pesquisa muito bem elaborada que explica que dinheiro não é tudo,e que faz as pessoas repensarem suas atitudes e achei interessante também a parte onde ele diz que uma pessoa que é paraplégica é igual a uma pessoa que ganhou na loteria,Parabéns você tem uma ótima visão Gustavo (:.Luan Fernandes Moura Rafael
ResponderExcluirum trabalho muito bem feito com muitas reflexões para todos entenderem que dinheiro não é tudo pois existe a felicidade humilde da pessoa
ResponderExcluirMuito bom, me mostrou que o dinheiro pode trazer felicidade se for utilizado da maneira correta.
ResponderExcluirArthur Daisuke
Está bem explicado gostei do texto todo, achei que o texto está bem complexo Parabéns ao: Gustavo Fernandes
ResponderExcluirMaria Eduarda
Muito bom, está bem explicado e também me mostrou que dinheiro também não é tudo em nossa vida.
ResponderExcluirGiovanni Colbachini
Gostei muito da pesquisa, Me fez pensar muito.
ResponderExcluirGostei muito me fez parar para pensar sobe meu dinheiro e felicidade
ResponderExcluirÓTIMO TEXTO!Me fez refletir que o que traz a felicidade não é o dinheiro,mas sim, a sensação de prazer ao fazer as compras.Bianca Barsi
ResponderExcluirSeu texto é muito bom, fala a pura realidade de hoje em dia. As pessoas nem sempre sabem aproveitar o que tem. -Julia
ResponderExcluirMuito boa a sua reflexão, mostra a nossa realidade , pois muitas pessoas que têm dinheiro não são totalmente felizes - Arielle
ResponderExcluirEste texto me fez pensar sobre os valores da vida, a vida é muito mais que dinheiro. Temos que pensar que podemos ser felizes com outras coisas de valores.
ResponderExcluirGostei muito do texto ! Achava que era o único que pensava que o dinheiro pode prejudicar, mas que pode também ser bom. Temos um grande problema que quanto mais dinheiro se tem mais queremos gastar em coisas desnecessárias. Achei "profundo" quando citou a frase: "a felicidade está no caminho e não no destino". Concordo com a sua opinião e o mais interessante foi a longa pesquisa que você fez, pois cada tópico é esplendoroso!
ResponderExcluirAss: Marcos C. Amorim
Esse texto me fez pensar que, nao é só o dinheiro que nos trás felicidade, é que temos que aproveitar mas os momentos bons da vida.
ResponderExcluirBoa reflexão.
Ass: Enzo Oguchi
Excelente texto e excelente trabalho! Me fez refletir que dinheiro não é tudo, seus verdadeiros valores, como ele realmente satisfaz as pessoas e o verdadeiro valor da vida.
ResponderExcluirAss: Nathalia
Muito bom, realmentente faz pensar se tudo o que importa na vida é o dinheiro
ResponderExcluirassinado:Marcelo Fulanetti
Muito bom!!!
ResponderExcluirEsse texto me faz pensar sobre o verdadeiro valor da vida
Pedro Henrique