10/09/2017

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

 Título original: Saving Private Ryan
 Data de lançamento: 11 de setembro de 1998 (2h 43min)
 Direção: Steven Spielberg
 Gêneros: Guerra, Drama
 Nacionalidade: EUA
 Distribuidora: PARAMOUNT PICTURES

 Nota: 8,5 / 10


  Sinopse: Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, o Capitão Miller recebe a missão de resgatar o soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate.



“Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra”

  Os primeiros 20 minutos mostram o desembarque na praia de Omaha em 6 de junho de 1944 (chamado de Dia D). A sequência inicial demonstra muito bem a brutalidade da guerra com cenas pesadas, como um homem procurando pelo seu braço e soldados morrendo afogados. O filme não apresenta os personagens, mas consegue fazer com que cada morte seja impactante. As cenas aquáticas e as explosões são excelentes do ponto de vista técnico. Além do efeito visual, demonstram a qualidade de som utilizado. Dentro do mar, há um silêncio quase confortante no meio de todo aquele mar vermelho.

  Passados os 20 minutos da chegada no continente europeu começa a narrativa que dá título ao filme. A missão de resgate ao tal soldado Ryan tem início assim que o alto comando do exército americano fica sabendo que três dos quatro irmãos Ryan morreram durante a invasão. O paradeiro do quarto, o paraquedista James Ryan, é incerto e cabe ao Capitão Miller e alguns de seus homens descobrir onde ele está e fazê-lo voltar para os Estados Unidos. Inconformados com a ordem de procurar uma agulha (Ryan) no palheiro (a guerra), os soldados liderados por Miller ficam se questionando porque este soldado vale o esforço de oito homens.

  O filme é muito bom e fala bastante sobre a questão de perder alguém na guerra. Porém o que vale mesmo a pena em O Resgate do Soldado Ryan são seus 20 minuto iniciais.

“Faça por merecer.”

3 comentários:

  1. E uma matéria que aborda um tema muito pesado e mostra a brutaklidade do DIA-D que foi uma operação anfibia que mudou a segunda guerra mundial totalmente
    e muda sua visão da guerra,vc ve a guerra mais sangrenta do que vc achava que era

    ResponderExcluir
  2. Àlvaro Noronha 8ºAno13 de setembro de 2017 às 11:58

    achei interessante oque você falou do Filme porem você deu a nota 8,5/10 e não explicou porque aplicou essa nota. gostei que você Apontou fatos interessantes porem você só contou a historia do filme você apontou poucos fatos interessantes. Fora isso bom trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Victor Trofelli 8ºAno13 de setembro de 2017 às 12:09

    Resumo muito bom porem Você colocou 8,5/10 e não explicou porque deu a nota.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd