25/09/2017

Miscigenação no Brasil e no mundo

Miscigenação no Brasil e no mundo



  A miscigenação é o processo de misturar raças, sendo pelo casamento ou a coabitação de um homem e uma mulher de etnia diferentes. Devido a esse fator ocorrente no Brasil, é possível dizer que em nosso país, temos uma identidade cultural bem rica e variada.




No Brasil

  Quando falamos da história do Brasil é impossível não falar da miscigenação. Os ancestrais indígenas do Brasil caracterizavam-se mais pela diversidade do que pela homogeneidade, já os portugueses vinham de um processo de mestiçagem secular e variado. Deste processo podemos destacar as contribuições dos fenícios, africanos, gregos, romanos, árabes, japoneses, chineses, italianos, etc.


  Apesar de toda essa mistura de etnias, no Brasil há muito preconceito. Pessoas que não aceitam umas ás outras por simplesmente não serem de mesma cor, raça, etc. Manifestações que vão desde atitudes discretas e sutis, a agressões explícitas, piadas ou até mesmo uma reação física.



No mundo
  Colômbia, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Cuba, México, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, Haiti, Cingapura, Bangladesh, Tailândia e Paquistão também são exemplos de países com parcelas altas de miscigenação predominante. Com os mesmos problemas de preconceito e discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário