27/09/2017

Uma Garrafa no Mar de Gaza


Julia Del Pezzo e Rebeca Kwiatkoski
Uma Garrafa no Mar de Gaza/ Une Bouteille à la Mer
Drama/Comédia - 1h40min


Diretor: Thierry Binisti;
Ano de Lançamento: 29 de março de 2013 (Brasil);
Elenco Principal: Agathe Bonitzer, Mahmoud Shalaby;
Livro: Valerie Zenatti, Julia da Rosa Simoes;
Nota: 8,0

   O filme, "Uma Garrafa no Mar de Gaza", nos mostra a questão árabe-israelense que é a lutra entre os palestinos e os israelenses pela posse de terra e um governo próprio. O conflito permanece até hoje, por isso para quem tem curiosidade de saber o que se passa com a população civil em meio à guerra é uma boa opção. 
   Tal, israelita, joga ao mar uma mensagem dentro de uma garrafa numa tentativa de conhecer e saber sobre o que se passava do outro lado do mar de Gaza. A garrafa chega a Naím, palestino que ,num primeiro momento, ridiculariza a ação da garota. Ao longo do filme, eles estabelecem uma relação através de mensagens virtuais. 
   Durante uma das cenas do filme, Naím (Mahmoud Shalaby) está conversando pelo computador com Tal (Agathe Bonitzer) quando radicais aparecem e o sequestram, pois eles acreditavam que Naím estaria passando informações da Palestina a Israel. Esta cena me impactou pelo fato da tamanha agressividade com ele. O fundamentalismo ficou claro e me assustei com a intolerância deles com pessoas da sua própria cidade. (Análise Rebeca)
   Uma das cenas que mais me chocou foi no momento em que Naím estava caminhando pela rua quando ocorre um atentado e um homem acaba morrendo em cima dele. (Análise Julia)
   Mas e então, vocês acham que Tal e Naím se encontrarão? Colocaram em risco suas vidas? 
   Ainda que seja um filme meio "paradão", há cenas chocantes e impactantes que nos fazem conhecer outra realidade, envolvendo amor, religião, família e amizade tudo isso em meio à guerra.














Nenhum comentário:

Postar um comentário