13/09/2017

Caçadores de Obras Primas


Caçadores de Obras Primas

 "Você pode matar pessoas. Haverá dor, mas as que ficarem repovoarão. Mas se você destruir os marcos da cultura dessas pessoas... O registro da história desse povo se perde. As pessoas ficam sem identidade. E não importa quantas gerações sejam colocadas no mundo, elas estarão órfãs de passado." -Frank Stokes



       Este filme, dirigido por George Clooney, conta a historia de 13 cidadãos americanos que se arriscam no final da Segunda Guerra para procurar obras de arte que Hitler roubou. Os homens que foram selecionados, acreditam que as obras (quadros e esculturas) são registros da história da humanidade, ao longo de toda a evolução, e estão dispostos a arriscar sua própria vida para que elas sejam salvas.  
       Durante o filme, os caçadores se dividem em grupos que ficam responsáveis por procurar as obras ou vestígios delas. Em  uma das cenas que mais admirei, James Granger (Matt Damon) acha um autorretrato de uma judia com sua localização e ele, como caçador de obras, tem o dever de devolvê-la. Ao entrar na casa, uma das paredes está marcada pelo símbolo do judaísmo. Provavelmente os nazistas invadiram a casa e desenharam isso, já que todo judeu teria que ter uma identificação.


    Outra cena que me impactou, foi quando houve um tiroteio perante uma cidade devastada pela guerra, e ao entrar no prédio eles descobrem que era apenas uma criança, que estava disposta a matar para não morrer.
   Acredito que o filme, oferece ótimas informações sobre o fim da guerra, e de como, somente no final, eles tinham consciência do que Hitler realmente queria. Também é possível ver cidades destruídas pela guerra e de como isso afetou várias comunidades.
       É um ótimo filme, para quem gosta de filmes que relatam a guerra ao mesmo tempo aprecia arte e acredita que ela é tão importante quanto vidas humanas, vale a pena!
  

Um comentário:

:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd